terça-feira, 5 de novembro de 2019

2- OS PERPÉTUOS ESSENCIAIS


 AS ESTAÇÕES DO LABIRINTO, COM AS  SUAS CARTAS, TEXTOS E QUADROS RELACIONADOS.  


-Caminhante, você é libre de consultar as Cartas do Labirinto e o Livro do Peregrino no seu telemóvel ou celular, e de fazer comentários, se quiser; essa é a idéia. Manuel Castelin sempre reserva para si os direitos de impressão e roga-lhe que os respeite.-

Se algum especialista em informática sabe como converter estas cartas, por amor, numa aplicação gratuíta que facilite aos peregrinos as baralhar aleatoriamente, me contacte em Messenger manuelcastelin.3
Igualmente, agradeço qualquer correição que ajude a melhorar este trabalho.

 ISTO É UMA OBRA PROCESSUAL, COMO TODAS AS DESTE AUTOR, O QUE QUER DIZER QUE PODE RETOMÁ-LA E TENTAR A SUA MELHORA OU APROFUNDAR, ENTANTO ELE CONTINUE A APRENDER SOBRE ESTE PLANETA. AS PÁGINAS NOS QUATRO IDIOMAS QUE MANEJA, PODEM SE TORNAR VERSÕES DIFERENTES DA MESMA OBRA.

COMEÇAMOS:
OS PERPÉTUOS ESSENCIAIS SÃO OS ARQUÉTIPOS PRIMÁRIOS, SIGNOS E  IMAGENS SIGNIFICANTES, BASE SOBRE A QUAL PARECE FUNCIONAR TODO O SISTEMA CRIATIVO DA MENTE DO AUTOR.

Aparecem desde a carta 0 ata a 06 e da1 até a 3, Só começarão as etapas concretas do Caminho geográfico em Lisboa, ao chegar a carta 4.


À ESQUERDA, EMBAIXO, A CARTA DO LABIRINTO. À SUA DIREITA. UM QUADRO PINTADO PELO AUTOR SOBRE O TEMA DA MESMA.

BAIXO AMBAS AS IMAGENS, TEXTO QUE COMENTA A CARTA.



 O TEXTO E O QUADRO VERÃO-SE COMO PÁGINAS ESQUERDA E  DIREITA DO LIVRO IMPRESSO DO PEREGRINO, 


O número da primeira carta funde-se com o da carta final, tal como na vida.


0-104 - O Mistério: Motor da evolução.

Aprendi que o meu ser original, a minha essência, é indefinível para mim. 

Não posso especular nada sobre ela, mas percevo que, dentro das muitas dimensões da sua consciência, estão contidas, de forma plena e atemporal, todas as potencialidades, porque é assim que sinto que o estão na minha.

 Sinto, também, que nós, os seres humanos, somos ramificações dessa subtil consciência primeira, que adquiriram uma forma específica ao materializar-se, cada uma com a sua própria mentalidade, programas, objetivos  e capacidades, resultantes dos condicionantes que a rodeiam.

E que nosa mentalidade vai evoluindo de grado en grado, no coñecemento funcional, vivo,  desas potencias, á medida en que e capaz de transcender  os condicionantes que limitam sua percepção e ação livre... 

...O qual deve servir para reintegra-la, convertida en consciência experiente, útil e sábia, ao mistério da sua Origem Essencial. 

CADA CARTA TERÁ COMO INVÉS A CARTA CORRESPONDENTE AO SEU NÚMERO SEGUINTE. AMBAS LENSE JUNTAS, JÁ QUE SÃO COMPLEMENTÁRIAS, OPOSTAS, OU CONSEQUÊNCIA A UMA DA OUTRA: 


01 - A Consciencia: O ser em mim sabe muito mais, desde sempre, do que a minha mentalidade atual pode-me demonstrar racionalmente. Razão é ave de vôo baixo. O saber do ser exterioriza-se como um sentir. A intuição é um sentir que guia.

Sabe que somos unidades de auto-conhecimento sensível e executivo do ser total. Sabe que conhecer tudo aquilo quanto somos capazes de conceber, é a nossa função, o nosso melhor sentido de vida e a nossa realização neste plano.

Aprendi que o meu medo ao misterioso e ao desconhecido só se supera ao ousar enfrentá-los, vivenciando as suas possibilidades e tornando-as utilizáveis.


A Consciência é a luz que ilumina O Mistério, mas também é luminoso mistério em sí mesma.
    



02 - O Pai: 

Vontade de Ser e de Realizar.  

Sinto com clareza aquilo que o meu ser essencial deseja dentro de mim, com a maior firmeza e em cada momento. 

Este sentimento não é nemhum capricho. Sei que realizá-lo me fará pleno e feliz e que posso contar, para tentá-lo, com todo o poder e o saber da minha essência. Universo inspira tanto como conspira.

Apesar da minha ignorância, sinto essa vontade constante como a primeira das forças que me animam e como a mais confiável.

Ela diz-me que, tudo quanto somos capazes de conceber e de querer com paixão, também somos capazes de conhece-lo e de desenvolvé-lo como potencialidades evolutivas da nossa mentalidade individual-grupal, que fazem-se vivências da nossa essência. 
   


03 - O Fogo: 

Instinto transformador.

O poder da vontade fundamental do meu ser é um fogo de paixão e interesse que me impulsiona a realizá-la, assim como uma luz que me guia nesse empenho.

Somos energia-consciência. A energia do único que há, do ser, nem se cria nem se destrói. Só se transforma continuamente.

Se a vida é transformação, eu sei que este fogo que me anima me transformará, e e a todo o ser e aos seres do ser, e que transformará todas as circunstâncias que nos envolvem, a fim de satisfazer o desejo prioritário e imperativo da nossa essência.

Portanto, confio no poder e lanço-me a realizar o seu objetivo.


04 – A Mãe:
Intuição inspiradora.

Olho para dentro e confio no poder, na sabedoria e na orientação da Fonte Original que me criou, que me ama e que me anima.

Seja você homem ou mulher, ou como quiser chamar à sua envoltura, sem dúvida precisa cultivar em si, ao longo do seu Caminho, as qualidades amorosas do Arquétipo Mãe, antes de se fundir com o Próprio Amor do Ser Criador de todos os arquétipos, além de sexos e gêneros.

Assim será que vai-se unificando -como quem dança- a nossa mente pessoal com todos os programas primários da mente extensa.






05 – A Água:  Imaginação Emocional.

A emoção é a vida fluente e a graça de toda a criatividade.

Sinto que a imaginação emocional e a curiosidade são nossas formas mais básicas de conhecimento, anteriores à especulação intelectual.

A nossa criança interna parece estar mais perto de perceber a nossa essência do que a nossa personalidade adulta, tão distraida e conceitual.

A nossa essência sempre sabe que tudo é um, que tudo é eu, fluindo, sua consciência não pode se separar do seu mundo para julgá-lo. 

Percebe-o, por empatia (pela emoção sentida no seu próprio ser-mundo),

O aparente ser “do outro”, apenas é outro aspecto de um mesmo. Ser espelho. O saber essencial é saber ser. 

O6- O Filho: Caminhante Evolutivo.

O Filho sou eu, o peregrino. Sei que sou uma unidade de consciência do Ser Essencial que É, vivendo o labirinto da sua criação.

Aprendi que estou aqui para fazer evoluir a minha mentalidade, através das mudanças da viagem da vida.

Mentalidade: a minha maneira criadora de pensar e de olhar o mundo, os outros e a mim mesmo.

...Até ser capaz de pensar, olhar e, portanto, criar, tal como pensa, olha e cria o Ser. 


1ª ETAPA: MUNDO DE ILUSÃO



1 – O Ar:
Vibrações da Consciência.

Eu sou apenas um ínfimo pedacinho da criação, sim. Ou, melhor, um feixinho de ondas. Mas disponho de ampla margem para vibrar ao meu jeito a Dança da Vida, em conjunto com o grande feixe de outras frequências de consciência semelhantes a mim, ondas do Oceano de Consciência do ser maior que todas juntos somos.

As mesmas leis que regem a minha  mente, conectada em dança com as mentes coletivas, regem, também, a mente planetária, conectada às mentes cósmicas, múltiplas camadas do Ser.


  2 – A Terra: Base Construtiva.

O meu feixe de ondas de consciência vibra num campo mental com variadas dimensões que eu posso sentir, simbolizadas, na minha cultura, pelos quatro elementos, bases de arquétipos e mitos.

Conforme ao que eu penso e sinto, a matriz da Terra é fecundada e gesta para mim o roteiro da minha vida que corresponde a esse pensar-sentir, dentro do cenário labiríntico do tecido de roteiros na rede da Mente Coletiva.


















3-A Mentalidade. Filtro pessoal do subconsciente coletivo e individual.

O nosso modo evolutivo de ver os outros, o mundo e a nós mesmos, é um produto das nossas crenças, culturas, costumes e experiências, maneiras de atuar e juízos.

Nunca deixarei de ampliar a minha mentalidade, aspirando sempre ao mais elevado e abrangente. Sei que toda a mentalidade que se estagna, volta atrás, involui. 

Sei que a minha mentalidade gera para  mim um roteiro de vida, por isso tentarei ser um bom roteirista-ator-atriz. Um artista da Vida.

O meu ser real não é de carne, ainda que a conforme e anime como veículo de manifestação no seu plano físico... Nem um constructo. Ele está para além de sexos e de gêneros, de corpos ou mentes.


PROXIMO, INÍCIO DAS ETAPAS PORTUGUESAS EM LISBOA. CLICAR AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário