terça-feira, 5 de novembro de 2019

E 7- FINAL; COMO FAZER A RECICLAGEM


Nesta altura, O PEREGRINO POR LIVRE É UM GUERREIRO VETERANO, descobriu já o paraíso do fim do mundo que procuravam os peregrinos ancestrais da Via das Estrelas e da Concha, aprendeu a fazer tratos particulares com as gentes do mar (tremendos professores) para chegar até qualquer praia, até qualquer península ou ilha que lhe atraia. Aprendeu a brincar com eles em seu especial sentido do humor.

O caminhante tornou-se navegante, a viagem voltou-se pura aventura e descubriniento, também das próprias potencialidades.

A cada dia distancia-se mais o peregrino livre do itinerario regrado da multidão, a cada dia faz-se mais disfrutador do caminho e do momento plenamente vivido, a cada dia se difuminan mais as datas e as metas prefixadas, que são o final da experiência. O Caminho faz-se Vida e a Vida Caminho.

Os peregrinos do autoencontro, os que levaram mais a sério a Contemplación-Espelho e a Meditación Dinâmica, os que já estão bem treinados na sua prática e que acumularam uma grande quantidade de energia e reflexões no seu caminhar, descobriram que os Finisterres Galegos constituem um portal-labirínto muito propício para se enfrentar de forma intuitiva ao multidimensionalismo da Realidade e à possibilidade de pular, num momento sem tempo, a um universo paralelo ligado a nosso próprio centro, onde nosso Eu existiu sempre de forma pura.

O pulo não só depende de ter chegado a um lugar com uma frequência vibratoria elevada, onde nosso plano físico e o plano etérico de outra dimensão mais subtil possam fusionarse entre si, com a ajuda de um vórtice ou espiral de energia magnética muito poderosa, tal como possa ser a de um quebra-ondas natural enfrentado às tempestades do oceano...


...Porque, para fazer essa transferência de um plano a outro, é preciso, sobre tudo, que também na mente do peregrino se tenha cultivado, treinado e desenvolvido, um portal onde uma acumulação grande e sostida das suas mais elevadas energias possam se transferir dentro de um campo de fortes concentrações de anomalías da gravitaçao material, que distorsionan o campo da energia habitual humana, o qual pode facilitar a sua comunicação com um plano que ressoe ou se corresponda com essa frequência ascendente.


...Já que o acesso a outros mundos, que já estão neste, depende da mudança de perspectiva da nossa mentalidade, de remexer algum dos seus pontos de encaixe com o paradigma acostumado e quadriculado que aceitamos como normalidade.


 Algo assim como mover o dial e mudar de emissora no enmaranhamento de redes invisíveis. Basta com deixar de atender à fascinação hipnótica do habitual por um instante.

A métáfora mitológica que expressa esse salto transformador é a da ilha céltica de Avalon no Fim do Mundo, Paraíso dos Bem-aventurados, que só se apresentava ante sua vista e lhes dava acesso quando o iniciado concentrava-se, a plena energia, na sua integração com Tudo e conseguia tirar a sua mente, num átimo, da Caverna de Sombras que o sistema projecta aos seus manipulados prisioneiros como única realidade e normalidade, outro mito antigo que foi magistralmente exposto por Platão.


Se o peregrino consegue dar esse salto, jamais esquecê-lo-á, ainda que deverá manter o esforço por não se deixar fascinar de novo pelos antigos hábitos e ambientes. Regressará a sua terra com sua mátrix mental formatada, regenerada, e disporá de uma mentalidade virgen, porém, sábia e cocriadora, porque já teve 
um insight do Mistério Criador.






Se a sua RECICLAGEM E SÍNTESE, peregrino, ainda não se completou, continue concentrado nela enquanto se encontrar perto do mar ou enmeio do verde. Se ao chegar a Vilanova de Arousa ainda não tiver conseguido esse esclarecimento, pode tentar a Viagem Sem Tempo até Noia, e até às praias solitárias ao pé do Monte Pindo, ou até Finisterre, o Cabo de Hermes e Muxía, antes de pensar em dar acabamento ao Caminho  em Santiago de Compostela.








Já que não vá pensar, de forma nemhuma, que o agitado e turístico Santiago possa ser o lugar para realizar essa tomada de consciência interior. Pelo contrário, Compostela apenas supõe o final oficial da sua peregrinação e o retorno ao mesmo sistema do qual partiu. 

Tente não retornar a esse sistema antes de ter elevado a sua mentalidade o suficiente, a fim de poder seguir a viver no mundo sem ser tão condicionado pelo mundo.



Aviso: Todas as cartas que ilustram este Apéndice formam parte de um outro trabalho do mesmo autor sobre o Caminho Francés à Santiago, as Cartas-Guia para os Peregrinos do Caminho das Estrelas. https://www.facebook.com/Cartas-Guia-para-os-Peregrinos-do-Caminho-das-Estrelas-502611609924232/



SANTIAGO É INTERESSANTE E BELO, E SÃO TÃO PAISAGEM SUAS ARTÍSTICAS TORRES E RUAS COMO OS CABOS E AS ILHAS DAS RIAS. O SISTEMA É UM GIRAR IMPRESSIONANTE, ÀS VEZES APAIXOANTE, MAS NÃO VEM MAU SAIR UM MOMENTO DA AGITAÇÃO E SE FAZER SILÊNCIO NO LUGAR ONDE SÓ SOAM AS GAVIOTAS.


O SISTEMA É O SISTEMA HUMANO, A CONCATENAÇAO DE IDÉIAS E FORMAS HUMANAS DE AGIR À NOSSA MANEIRA.
 ONDE VAMOS, ELE VAI CONOSCO. 

TAMBÉM NOSSA SENSIBILIDADE É PRÓPRIA DO SISTEMA, TUDO É PROGRAMA APRENDIDO, NO LOCAL OU NO UNIVERSAL.


OS PROGRAMAS SÃO NEUTROS, É O JOGADOR O QUE JOGA NELES E OS FAZ CONSTRUTIVOS OU DESTRUTIVOS, FELIZES OU INFELICES. 


QUE CLASSE DE JOGO JOGO EU FAZENDO MEU CAMINHO?

........................................................

 
TODO MUNDO FAZ UMA RECICLAGEM DA SUA VIDA, JUSTO ANTES DE MORRER.

 No último instante, você verá o filme dos momentos más intensos da sua vida e fará a síntese do seu sentido.

  Aqueles momentos que lhe impulsionaram  para um degrau superior de consciência... 

Não espere à morte para dar um pulo na sua evolucão, aproveitar o Caminho é muito melhor que aproveitar a meta.



"Quem só procura a saida, não entende o labirinto e, ainda que a encontrar, sairá sem té-lo entendido"
José Bergamin




FAZENDO A PRÁTICA DA RECICLAGEM 

1- APRENDER A FAZER MEDITAÇÃO CONTEMPLATIVA NOS RECANTOS MAIS SOLITÁRIOS DESTAS PRAIAS:

Não é preciso fechar os olhos. Depois de curtir por algum tempo a beleza da paisagem, funda-se com ela, sinta-a tal como ela é - um corpo planetário que serve de veículo à sua consciência, tal como o envoltório físico que o rodeia. 

Concentre-se na sua respiração, faça com que ela se torne cada vez mais lenta e mais profunda e observe, a partir de uma consciência que tem o seu foco em toda a parte, como o seu corpo respira a atmosfera do planeta, ao mesmo tempo que o planeta respira a atmosfera interna do seu corpo. Sinta a unidade essencial de ambos os envoltórios da sua essência.



AGORA, MEXA O FOCO PARA FORA DO PLANETA. SINTA COMO TODAS AS ESTRELAS DA SUA GALÁXIA, E DE TODAS AS GALÁXIAS QUE POSSA IMAGINAR, CONSTITUEM MAIS UM ENVOLTÓRIO, UM CONTENTOR DA SUA CONSCIÊNCIA. 


Sinta como a radiação e a vibração  de todos esses pontos de luz são a sua própria radiação e vibração, Filho da Galáxia, Filho das Estrelas. 
ESCUTE DENTRO DE  SI A MÚSICA DAS ESFERAS.  

TUDO DENTRO DE SI, O  UNIVERSO IMAGINÁVEL E A MÚSICA DA VIDA UNIVERSAL INTERAGINDO, a música viva da VIDA a viver no espaço ilimitado do seu campo vital, do seu próprio SER.


Na verdade, nada disso é o seu envoltório. Nada disso é o seu contentor.

O SEU SER É O CONTENTOR DE TUDO, o contentor e o animador de tudo quanto existe.

É O SEU SER quem pode visualizar, escutar e imaginar tudo quanto existe, o macro e o micro, assim como tudo aquilo que ainda não existe. 

AGORA ESCUTE  COM ATENÇÃO PLENA O SOM DA ESTRELA ESCURA, ACOMPASSADO PELO RITMO DAS ONDAS ROMPENDO SOBRE A PRAIA.

A ATENÇÃO DA SUA CONSCIÊNCIA É CRIATIVA EM SI MESMA. Você já está a escutar o som de GAL, da Estrela Escura: na realidade, toda a Música das Esferas está a sair dela na sua mente.

...E você já está sabendo que é desse centro que emana a sua mente, feita à imagem e semelhança da mente essencial, prolongação dela, porque nada mais existe do que ela.

Respira, lateja e sente ao ritmo das ondas, Filho da Vida… A SILENCIOSA MÚSICA CÓSMICA QUE VOCÊ PERCEBE NO FONDO DA SUA MENTE ESTÁ  A  REVELAR ESSA NEGRA SOMBRA QUE É A FONTE ORIGINAL DE TUDO.

ESSE FORNO  ALQUÍMICO DE SUPRA-CONSCIÊNCIA CRIADORA.

ESSE ÚTERO  INGENTE QUE CONTÉM EM GESTAÇÃO, PELO FOGO DA SUA VONTADE, OS UNIVERSOS AINDA POR VIR.

ISTO É MEDITAR DE FORMA CONTEMPLATIVA, a maneira ocidental de meditar, sem necessidade de fechar os olhos. 

Até caminhando, tocando música, modelando a argila, pintando um quadro, costurando, amando, amamentando, trabalhando com a enxada, fazendo-se um intensamente com a sua atividade.





Assim meditavam os Filhos de Gal nos castros, nas praias, nas cachoeiras dos rios e nos bosques sagrados, nos campos das labouras, ou pescando nos seus barcos de madeira e coiro.

Agradecendo e honrando à outra parte do meu ser que caço, pesco, cultivo e colheito, para nutrir as vidas dos meus seres mais próximos e a envoltura física e sensível do meu próprio ser.

Nada existe senão o Ser, O Ser alimenta a Si Mesmo de Si Mesmo.

Os cronistas romanos escreveram que os celtas Gallaicoi, fundidos com os Oestrimni, os antigos habitantes do extremo do mundo, eram gentes bárbaras que não tinham ídolos nem  templos para adorar os seus deuses.

Não entenderam que os nativos do País do Ocaso não necessitavam deles porque sentiam que a supra-consciência criadora está em tudo e, portanto, também neles.

Não tinham uma mente separada como os romanos: "Aqui eu, lá fora a natureza, os outros homens e mulheres, os bichos e o mundo hostil". 

Séculos depois, também os eremitas e monges cristãos praticavam a meditação contemplativa nos jardins dos claustros dos mosteiros europeus. 

Só uma mente separada tem dúvidas sobre o seu ser e necessita ídolos aos que adorar por fora dele. 



...Se cantam, é ti que cantas, se choram, é ti que choras, e é o murmurio do rio, e é a noite, i é a aurora. Em todo estás e ti é tudo, pra mim e em mim mesma moras, nem me abandonarás nunca, sombra que sempre me asombras. “

Rosalia de Castro, poetisa Galega, Folhas Novas, 1880

2 – PURIFICAÇÃO: COMO PARTE DA SUA MEDITAÇÃO, QUANDO SE ENCONTRAR BEM CONECTADO COM O TODO, FOQUE- SE NO LABIRINTO ÓCTUPLO  DO SEU LIVRO DO PEREGRINO.

 Imaginemos que a trilha do labirinto representa o caminho da sua vida. Com um lápis bem afiado (nunca com uma caneta), marque uma linha vertical onde termina o número da sua idade atual. 

ESTÁ A USAR UM LÁPIS PORQUE DEPOIS VAI APAGAR COM UMA BORRACHA TODAS AS SUAS ANOTAÇÕES ÍNTIMAS, ASSIM QUE TIVER FEITO ESTA RECICLAGEM.

Para sua segurança, repetimos, ninguém, além de si, deveria ter acesso a essas suas anotações. 


Invente signos e iniciais para registrar no livro tudo quanto lhe interesse, mas nunca deixe nas páginas do LIVRO DO PEREGRINO palavras ou frases que outra pessoa, NEM  SEQUER  A MAIS PRÓXIMA,  possa ler e compreender, PARA NÃO CRUZAR, NO SEU PROJETO, OS DESEJOS DE DUAS VONTADES DIFERENTES.
AGORA VÁ MAIS FUNDO NA SUA MEDITAÇÃO PEREGRINO, CONCENTRE-SE NO LABIRINTO, MARQUE COM UM SIGNO COMUM TODOS AQUELES CICLOS DE SETE ANOS DA SUA VIDA, OU SEPTENÁRIOS, DE ONDE LHE VENHAM AS PRIMEIRAS RECORDAÇÕES DESSES MOMENTOS DE MAIOR INTENSIDADE DA SUA VIVENCIA, QUER PAREÇAM SER FELIZES QUER INFELIZES.
PODE COMEÇAR POR AÍ, invente signos ou iniciais para deixar registrados em cada setenário os momentos e lugares que ò longo dele foram mais intensamente vividos. Usando outros tipos de marcas, invoque as pessoas que consigo foram co-protagonistas, quer como amigos ou como inimigos, quer heróis quer vilões, daquela experiência vivencial, sobre aquele cenário. Conceda uma maior importância àqueles que lhe ensinaram algo marcante, quer através do prazer quer através da dor.

SEJA MUITO CRIATIVO, Filho da Criação. Vida preciosa das Galáxias, Filho, Filha da Vida, ou como vocês quiserem chamar ao Mistério, à Negra Sombra da que emana toda a Luz e o Calor da Vida, E QUE DESINTEGRA E DISSOLVE AS ESTRUTURAS MÁIS RÍGIDAS E ESTAGNADAS.

VOCÊS PODEM USAR NESTE TRABALHO O HUMOR. Sejam alegremente luminosas, cálidas e criativas, consciências construtivas da Consciência, TAMBÉM, É CLARO, NA HORA DE AGIR NA SUA VIDA QUOTIDIANA.

TUDO É UMA DANÇA ELÉTRICA, TUDO É UM TRANSVASSE CONTINUO DE TRES TIPOS BÁSICOS OU GAMAS OU GRAUS DA MESMA ENERGÍA: POSITIVO, NEGATIVO, NEUTRO.



Com esses fios tece-se a trama do fundo da aventura da vida. e cada um constroi o seu sentido dela. 

Faça-o com tranqüila e ativa precisão, para não produzir caóticos enredos nem duros nós.

Em você se manifestam todos os todos do Tudo. Você é rico e cheio de talentos. O precioso resultante de uma evolução selectiva de muitos milênios e eras.

Só ser, em pensamento, palavra e obra. Deixe ao Poder se manifestar em você. Só ser o Ser.


AGORA VEM O MAIS IMPORTANTE DESTA PRÁTICA: 

Perdoe-se, honre e agradeça  a todas as pessoas que o acompanharam como atores- autores dessa parte da sua história.

Perdoe-se a si próprio também, definitivamente, para sempre. Não deixe de perdoar, honrar e agradecer àqueles que foram seus mestres tiranos. Foi uma honra, e uma escola de honra lidar com eles.

Reconheça o muito que aprendeu por causa deles, e esqueça qualquer culpabilidade, alheia ou própria. 

Porque cada um de nós faz em cada momento justo aquilo que pode fazer, com o grau de consciência e com as circunstâncias influentes e mutantes que nesse momento imperavam sobre cada um de nós. Desta forma apenas nos cabe perdoar aos outros e a nós próprios. 

Perdoar é o característico do Tudo, que jamais se culpa, pois nada existe além do Tudo. O que sou eu no Tudo?

Passar a um novo ciclo mais consciente é o objetivo desta peregrinação. 

LEMBRE-SE: NÃO PODE-SE PASSAR LIMPO E SADIO PARA UM NOVO CICLO, ANTES DE TER-SE LIBERTADO DAS OBRIGAÇÕES, COMPENSAÇÕES E CARGAS DO CICLO VELHO QUE AINDA SE TRANSPORTAVAM.

Cada ciclo a começar é uma atrativa, apaixonante  aventura, para um bom espírito caminhante.

 Caminhar por todo o Cosmos é o nosso, Filhos das Estrelas. O Cosmos Interdimensional Tudo é o nosso lar, com muitíssimas moradas, vidas, veículos, corpos, poderes das artes e das ciências. A Consciência é esplendida na sua imaginação criadora.

3- MARCAR A TÓNICA: AGORA, PEGO O MAÇO DE CARTAS E REPASSO-AS, LENDO OS TÍTULOS, ATÉ ENCONTRAR UMA DELAS QUE POSSA DEFINIR O CARÁCTER ESSENCIAL DA MINHA APRENDIZAGEM FUNDAMENTAL DURANTE AQUELE SETENÁRIO. Anoto sobre o setenário  o número e o signo da carta.

4- APAGO O PASSADO JÁ PURIFICADO. AGORA, APAGO COM A BORRACHA TODAS AS MINHAS ANOTAÇÕES , MENOS O NÚMERO E O SIGNO DA CARTA-TÓNICA, QUE É A COLHEITA EVOLUTIVA  DESSE SETENÁRIO, A ÚNICA COISA QUE IMPORTA PARA O MEU SER.

5 – FAÇO O MESMO NO  SEGUINTE SETENÁRIO DO QUAL ME LEMBRO COM INTENSIDADE

...PODE-SE CONTINUAR ASSIM, UM, DOIS, TRÊS DÍAS, frente à beira do mar, lugar de maior intercambio de energias naturais, ATÉ QUE UMA CARTA CORRESPONDA A CADA UM DOS SEUS SETENÁRIOS JÁ VIVIDOS, E TAMBÉM AO SETENÁRIO DA PREPARAÇÃO DO SEU NASCIMENTO. 

...Isto é, ao caráter do relato que você tem sobre como foi a relação dos seus pais e avós que teve como resultado o seu nascimento e as circunstancias de todo tipo que o envolveram.

6- EXAMINO AS CARTAS:  AGORA COLOCO SOBRE A AREIA DA PRAIA , PERANTE MIM, TODAS AS CARTAS-TÓNICA ALINHADAS DO NÚMERO MENOR PARA O MAIOR.

MOMENTO DOS MOMENTOS, POR-DO-SOL.  Medito nelas, primeiro pela frente. Sempre em meditação contemplativa, procuro o que têm a ver umas com as outras. Depois procuro do outro lado das cartas alinhadas.
"A MUSA". Infopintura de Manuel Castelin em Photoshop, que representa a nossa Consciência Intuitiva. Naturalmente, é uma licencia artística, uma metáfora poética ou alegoria, nenhum ídolo ou imagem sagrada, uma simples personalização humanizada de um conceito abstrato, para maior gosto e proximidade da nossa vista. Poderia ter servido, igualmente, um redemoinho espiral, tal como o de uma galáxia, ou o início da Tocata e Fuga de J.S.Bach. A Consciência não tem forma, ainda que é a mãe criadora de todas as formas que imagina-imaginamos.

7-MOMENTO DE FAZER A SÍNTESE DAS CARTAS-TÓNICA. REPARO NO QUE EM TODAS ELAS MAIS SE REPETE QUANTO AO TIPO DE ENERGIA, SENTIMENTO, OU ESTADO DE CONSCIÊNCIA.  Rápido o vai intuir com toda confiança, Filho da Sabedoria, porque você é uma prolongação da Consciência.

 
ASSIM QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR  AQUELA VIBRAÇÃO -SÍNTESE  QUE COM MAIS INTENSIDADE  LHE FAZ SENTIR A VIDA E AS SUAS APRENDIZAGENS EVOLUTIVAS. Quem se conhece, é rei de si mesmo, co-criador à plenos poderes.


8- POR ÚLTIMO, CONTEMPLE NO LABIRINTO OS SETENÁRIOS QUE AINDA LHE FALTAM VIVER,  (SE CHEGAR ATÉ ELES) .  CONHECENDO QUAL É A SUA VIBRAÇÃO- SÍNTESE (E SABENDO QUE NÃO VALE A PENA GASTAR O CURTO E PRECIOSO TEMPO QUE TALVEZ AINDA LHE RESTE NESTE PLANO NO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS).

PEGUE O SEU MAÇO DE CARTAS E PROGRAME PARA CADA UM DOS FUTUROS SEPTENÁRIOS  UMA DAS CARTAS QUE ESTEJA CARREGADA DA SUA VIBRAÇÃO- SÍNTESE, CUJO CONTEÚDO GOSTARIA DE REALIZAR NESSE CICLO COMO OBJETIVO-SÍNTESE-

ANOTE O SEU NÚMERO, E SIGNO NO LABIRINTO E, QUANDO ACHAR QUE JÁ NÃO MAIS VAI PODER ESQUECER, APAGUE TUDO.

COM TODA ESTA PRÁTICA limpo o meu passado e programo o meu futuro de acordo com a minha própria e livre vontade.

 FAÇO-O  AQUI E AGORA. O único momento existente é o aqui e agora, Filho do Ser. UM AQUÍ E AGORA DANÇARINO, ESPIRAL, ESPACIAL, VARIADO E MUITO ESPECIAL. MOMENTO CULMINANTE E CONCLUINTE, JUSTO ANTES DE MUDAR DE CICLO.

Não deveria esperar para fazer esta reciclagem e síntese no momento da sua morte. Porque nesse momento já não terá oportunidade de corrigir nem de melhorar o seu rumo e o seu destino. 

Pelo contrario, faze-lo agora supõe regeneração, para seguir sempre e por sempre  caminhando novos ciclos no oito infinito, Ultréia.

SE A MORTE EXISTIR, EXISTIRÁ MORTE DA VIDA TANTO COMO MORTE DA MORTE.

FIM DAS INSTRUÇÕES, NA COSTA DA MORTE E DO RENASCER. JULHO 2019, Lugar do Pazo, Vigo, Galícia, Espanha.  

Labirinto Octuplo de 16 metros de diâmetro, realizado sobre o terreno por Manuel Castelin e a sua esposa, Olga Ochoa, e amigos, na Montanha Mágica de São Thomé das Letras, estado de Minas Gerais, Brasil, em 2012.

Enorme gratidão a uma amiga querida que não quer ver aqui o seu nome, por ter corrigido gentilmente as minhas versões de Português e Inglês. Manuel Castelin.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário